Esta granola é uma das receitas que mais preparei em casa nos últimos anos. Sempre tem um vidrinho dela na prateleira de temperos, bem à vista, no meio da cozinha. Amo jogar um pouco dela na salada ou sobre um prato de sopa, para dar um toque crocante.
Preparar a granola é algo muito simples: pesar (ou medir) os ingredientes, misturar e transferir para a assadeira. No entanto, o segredo está na temperatura do forno (bem baixa) e mexer enquanto assa. A minha dica é pegar um banquinho e colocar perto do forno, e não se distrair! Abra o forno a cada 4-5 minutos e misture com uma colher de pau. A granola deve ficar sequinha e torrada, mas sem pontinhas queimadas.
Hoje, enquanto estou preparando uma porção da granola para fazer as fotos deste post, tenho a companhia do Bento enfiado embaixo do móvel onde o forno está embutido. Não entendo como pode gostar de ficar lá com o calor que está fazendo. E também da Filomena, que prefere ficar no canto em frente à geladeira, esparramada com a barriga e as patas para cima.
Esses dois são a minha companhia mais constante nos últimos anos! O marido vai para São Paulo toda semana, desde que voltou ao trabalho semi presencial. Me vejo cozinhando, desenhando, caminhando e cuidando da casa acompanhada dos meus parceiros peludos. Bento fez cinco anos no inÃcio do ano e Filó, quatro. Adotei os dois ainda bebês, e quem tiver curiosidade de ler sobre as adoções, escrevi sobre a do Bento e da Filomena no blog.
Granola salgada
Ingredientes
1 colher (sopa) de linhaça moÃda
2 colh. (sopa) de água filtrada
50 g de nozes picadas (ou castanha de caju, castanha do Pará)
80 g de aveia laminada
40 g de sementes de girassol
40 g de sementes de abóbora
35 g de gergelim
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de coentro em pó
½ colher (chá) de pimenta calabresa em flocos
2 colh. (sopa) de azeite de oliva
Modo de fazer
Aqueça o forno (150°C).
Hidrate a linhaça moÃda com a água e reserve por 5 minutos.
Misture os ingredientes secos em uma tigela. Junte a linhaça hidratada e o azeite de oliva. Mexa até incorporar.
Espalhe em uma assadeira antiaderente grande ou forrada com papel manteiga.
Asse por 20 a 25 minutos, mexendo para não queimar.
Espere esfriar completamente antes de colocar em vidros e tampar.
Para quem prefere a tradicional granola mais doce, com frutas secas, aqui vão duas receitas do blog:
E quem gosta de iogurte de coco, esta versão feita com a polpa do coco verde é simplesmente imperdÃvel!
Sobre a nossa paixão pelos pets, sei que nem todos conhecem o enorme prazer de ter os seus. Seja pelo trabalho, falta de tempo ou até pelo custo que representam, para serem bem cuidados.
No entanto, convido vocês a pensarem na possibilidade de apadrinhar algum doguineo ou bichano em abrigos, ou somente contribuir com uma ONG ou protetores. Esse pessoal faz um trabalho lindo e passam por muita dificuldade para manter os pets resgatados.
Um abraço com carinho